Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0 faz sucesso na EXPOMAFE 2019

O segundo dia da EXPOMAFE 2019, que acontece até o dia 11 no São Paulo Expo, comprovou o sucesso da quarta edição do Demonstrador de Tecnológicas da Indústria 4.0, uma das atrações do Espaço Tecnologia em Evolução.

Segundo Higor Del Vecchio, coordenador de aplicação da Advantech, uma das empresas realizadoras do projeto, pequenas e médias indústrias têm mostrado grande interesse pelas soluções. A propósito, a divisão do Demonstrador em clusters neste ano tem por objetivo justamente aproximar estes fabricantes de todos os benefícios que a implantação da Indústria 4.0 pode oferecer em termos de qualidade dos processos e ganhos de produtividade.

“O empresário se sente mais à vontade em se aproximar de cada cluster, diferentemente de quando as soluções são apresentadas apenas de forma integrada. Inclusive, esse método ajuda a firmar parcerias, visto que o visitante consegue visualizar melhor a aplicabilidade de cada demonstrador”, conta Del Vecchio.

As clusters presentes no Demonstrativo de Tecnologias da Indústria 4.0 na EXPOMAFE 2019 são:

  • Manutenção Preditiva – Sistemas Pneumáticos
  • Robótica Segura – Interação Homem-Máquina
  • Sistemas Produtivos Inteligentes
  • Qualidade 4.0 – Autonomia e Inteligência Artificial em Processos
  • Manufatura Aditiva – Design Generativo
  • Gestão Digital
  • Virtualização Na Indústria
  • Ganhos com Dados Industriais
  • Manutenção Preditiva – Processos de Usinagem
  • Inteligência nas Máquinas

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a EXPOMAFE 2019, a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e o IPDMAQ (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos).

Presente desde a primeira FEIMEC, em 2016, o Demonstrador traz como diferencial um conjunto de clusters com soluções tecnológicas que demonstram, na prática, as possibilidades para pequenas, médias e grandes empresas avançarem na Indústria 4.0.

O projeto conta com a participação de empresas de máquinas e equipamentos, automação e controle, softwares de gestão empresarial, produção e processos, startups, centros universitários, agências e bancos de fomento.

Essa edição tem o patrocínio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), patrocínio e realização das empresas BECKHOFF, SKA, Advantech, Balluff, Instituto CESAR, Dassault Systemès, Furukawa Electric, Hexagon, Kuka, Metal Work, Romi, Sick, Siemens, Totvs, Prodwin e Tecmes, participação e apoio do Centro universitário FEI, do Centro Paula Souza – FATEC, do Instituto Mauá de Tecnologia – IMT e SENAI SP, apoio das empresas GRV Software, Kaspersky, MT Connect, Schneider, VDI e Westcon e a contribuição das Startups Birmind, Peerdustry e Prognosys.

Tecnologia em Evolução

Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0 integra a grande novidade da EXPOMAFE 2019, o Espaço Tecnologia em Evolução, criado para ilustrar a evolução da tecnologia industrial. Junto ao Demonstrador, serão presentes o Estande Temático, que neste ano traz uma réplica em tamanho real dos aeroplanos 14-bis e Demoiselle, criados por Santos Dumont no início do século 20, para demonstrar a aplicação do uso do maquinário na produção do motor Antoinette V8 de oito cilindros; e o RoboCoaster da empresa expositora Kuka, primeiro robô industrial licenciado para carregar pessoas, exposto de maneira inédita na América Latina em uma feira industrial.

 

FONTE: automacaoindustrial 

Comments