SEGURANÇA DO TRABALHO
Para a Usimig, segurança é sinônimo de qualidade. Assim, alem de diminuir custos operacionais, tal fator contribui de forma significativa para o aumento da produtividade, da qualidade dos serviços prestados, e ajuda a melhorar as relações humanas no trabalho. Para garantir a segurança, a Usimig disponibiliza aos seus colaboradores equipamentos de proteção de qualidade, cursos de atualização, treinamentos, capacitações, campanhas educativas sobre procedimentos operacionais e de segurança, além de oferecer aos mesmos, seguro de vida e plano de saúde com cobertura contra acidentes de trabalho.
Para a Usimig, investir em segurança é primordial para o crescimento, tanto no aspecto econômico quanto no pessoal, já que seus colaboradores percebendo-se valorizados passam a produzir de forma mais segura e eficiente.
Entre as práticas do sistema de segurança da Usimig estão:

• DSS (Diálogo de Saúde e Segurança) – Praticado diariamente, o DSS avalia pontos positivos e negativos do dia anterior. Os funcionários têm chance de comentar as posturas incorretas e melhorar a disciplina a favor da segurança, como, por exemplo, valorizando o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Este é, também, um momento de preparação física e mental para um novo turno de trabalho.

• APR (Análise Preliminar de Risco) – Grande parte dos riscos ocupacionais está ligada à função que o profissional exerce. Portanto, a APR mapeia essas possibilidades, para que cada uma delas venha seguida da ação preventiva mais adequada.

• Comunicado de Segurança – Toda atitude insegura é registrada em forma de comunicado e repassado à pessoa responsável pelo descuido. Reconhecendo falhas, o funcionário percebe quais atitudes devem ser privilegiadas e evita reincidências.

• Inspeções de Segurança – Maquinário, ferramentas, equipamentos e instalações são inspecionados periodicamente. Alguns deles recebem avaliação diária, outros semanal ou, ainda, mensal. O intervalo é definido de acordo com a necessidade de inspeção. O importante é não permitir desgastes que ofereçam perigo.

• PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) – A saúde dos funcionários é resguardada pela prática da medicina preventiva. Periodicamente, todos passam por exames, evitando que situações ou resíduos aos quais ficam expostos durante o trabalho causem danos a sua saúde.

• Sinalização de Segurança – Placas, cartazes, marcações no solo e outras formas de sinalização estão presentes em todas as operações.

• ROPS (Roll Over Protection System) e FOPS (Fall Over Protection System) – Todo equipamento adquirido pela Usimig conta com dispositivos de proteção contra capotagem e queda de matérias.

• CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) – Comissão ativa no tratamento dos assuntos relativos à segurança.

• Plano de Atendimento à Emergência – Apesar dos cuidados para evitar acidentes, a Usimig mantém uma estrutura de atendimento a casos de emergência. Além disso, possui uma Brigada de Emergência: um grupo de funcionários treinado em primeiros socorros e salvamento.

• Análise de Investigação de Acidente – quando ocorre uma situação extrema, resultando em acidente, todas as causas são investigadas. Somente com o laudo completo, é possível se resguardar de futuras ocorrências.

• Estatística de Segurança – A visualização dos resultados do sistema de segurança é garantida pela medição de horas sem acidente em cada operação. Os valores são comparados e servem de base para que novas estratégias de ação preventiva sejam traçadas.